Pela Democracia: Apague o Ditador da sua Escola

Levante Popular da Juventude lança campanha “Apague o Ditador da sua Escola”

Na sexta-feira (28), o Levante Popular da Juventude lançou a campanha intitulada “Apague o ditador da sua escola”. A data foi escolhida em memória aos 46 anos do assassinato do estudante secundarista Edson Luis e as vésperas dos 50 anos do Golpe Militar no Brasil.

Esta campanha tem o objetivo de promover a substituição dos nomes de escolas públicas que homenageiam ditadores da história recente do país. De acordo com o levantamento realizado existem em todo país aproximadamente 1000 escolas municipais, estaduais ou federais identificadas pelo nome dos 5 ditadores que ocuparam o posto de presidente do período que vai de 1964 à 1985.

A Campanha será organizada em 20 estados a partir de duas frentes de ação. A primeira através da atuação junto a estas escolas, pautando o debate sobre o significado da Ditadura Civil-Militar para o Brasil, e estimulando a comunidade escolar a substituir o nome da escola, preferencialmente por nomes identificados com a resistência ao regime e as lutas democráticas.

A segunda frente consistirá em ações de pressão sobre o poder público no sentido de proibir tais homenagens que legitimam no imaginário da sociedade o regime militar.

Um abaixo-assinado está em curso na internet : https://secure.avaaz.org/po/petition/Governo_Federal_Governos_estaduais_e_Prefeituras_municipais_Modificacao_dos_nomes_das_escolas_que_homenageiam_ditadores_/?npiAkdb

Escolas com nomes de ditadores

Segundo matéria publicada em 2013 no jornal Estadão, no Brasil, quase mil escolas ainda possuem nome de ditadores (http://oglobo.globo.com/ educacao/pais-tem-quase-mil- escolas-com-nomes-de- presidentes-da-ditadura- 9782672).

Levante Popular da Juventude
Movimento social nacional de juventude surgido em 2012 com os escrachos contra os torturadores do período ditatorial.

Resumo
O que: Campanha ‘Apague o ditador da sua escola’ que visa mudar os nomes das escolas que possuem nomes de presidentes do período ditatorial no Brasil.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s