Livro eletrônico: Defensoria Pública – Assessoria Jurídica Popular e movimentos sociais

Obra lançada em parceria pela ANADEP e Renap já está disponível para leitura

7/11/2013
Fonte: Ascom ANADEP
Estado: DF

0

Sob a coordenação do ex-presidente, atual diretor de relações internacionais da ANADEP, André Castro, a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap) lançou durante a última edição do Congresso Nacional de Defensores Públicos, em Vitória, no Espírito Santo, o livro “Defensoria Pública – Assessoria Jurídica Popular e movimentos sociais e populares. Novos caminhos traçados na concretização do direito de acesso à justiça”. Também participaram do lançamento a defensora pública do Ceará, Amélia Soares da Rocha, e o presidente do Colégio Nacional de Ouvidores das Defensorias Públicas, Paulo Lemos (MT). A publicação, com cerca de mil páginas e artigos de defensores e advogados populares de todo o país, já está disponível para leitura aqui no site da ANADEP. Clique aqui para acessá-la.

O livro foi idealizado com o objetivo de propor uma reflexão sobre o fortalecimento da Defensoria Pública e sua relação com os movimentos populares. Entre o material compilado na obra, estão discussões relacionadas à crescente necessidade de defesa dosmovimentos sociais e populares que reivindicam direitos humanos, sociais, econômicos, culturais e ambientais. A publicação conta também com prefácio do professor Carlos Frederico Marés.

Entre os apoiadores da iniciativa, além da ANADEP, estão a ANADEF e o Colégio Nacional de Ouvidores das Defensorias Públicas.

Renap – A Renap é constituída por pessoas que atuam junto a diversos movimentos sociais: movimentos dos(as) trabalhadores(as) do campo, como MST, CPT, feminista, GLBTT, quilombola, negro, portadores de necessidades especiais, indígenas, povos da zona costeira, moradia urbana, criança e adolescente, dentre outros.

Atualmente funciona como espaço de troca de experiência, discussão de casos, formulação de teses jurídicas e acadêmicas e busca contribuir para o reconhecimento de Direitos, inspirando-se na luta de diversos atores sociais, fomentando a participação popular e a implementação dos Direitos Humanos desde nosso Estado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s