A COPA E OS PREFEITOS

Divulgo artigo escrito no intervalo entre o 1º e o 2º turno das eleições municipais, em que o Professor Orlando Alves dos Santos Júnior busca sensibilizar alguns candidatos para o tema do direito à cidade no contexto da preparação das cidades aos jogos da Copa do Mundo.

A COPA E O DESAFIO AOS NOVOS PREFEITOS

Orlando Alves dos Santos Júnior, Observatório das Metrópoles

“Doze cidades brasileiras estão sendo preparadas para sediar a Copa do Mundo de 2014. O que implica na implementação de projetos envolvendo a construção ou reforma de estádios de futebol, obras de infraestrutura no campo da mobilidade urbana, e reformas de aeroportos e portos. Analisando os investimentos previstos, percebe-se claramente que, para além do evento esportivo em si mesmo, se está diante de um projeto de reestruturação urbana das cidades-sedes de grandes proporções. Vale destacar que parte destas cidades terão seus futuros prefeitos definidos no segundo turno das eleições municipais de 2012. Nesse contexto, o impacto desse megaevento esportivo deve se constituir em um tema central de debate.”

Leia o artigo na íntegra aqui.

—————-

Comentário. Como o consenso dominante não permite que sejam questionados os processos de decisão em torno da realização da Copa do Mundo, e das obras tidas como necessárias para o seu sucesso, o que resta – de concreto -aos prefeitos eleitos é serem mais eficientes e mais rápidos na execução do programa da FIFA e aliados.

O Prof. Orlando Júnior descreve: “O mais grave é que os projetos urbanos vinculados à Copa têm revelado a incapacidade do poder público em construir um projeto socialmente includente e democrático de cidade. Pelo contrário, percebe-se a crescente adoção de um padrão autoritário de gestão, focados na implementação de projetos pontuais, em certas áreas urbanas com capacidade de atrair investimentos, subordinando as políticas adotadas aos interesses de grandes grupos econômicos e financeiros. Esse padrão fica bastante evidenciado tanto na subordinação das ações do poder público às exigências da Fifa como na adoção de processos decisórios opacos em torno dos investimentos nos projetos de intervenção urbana, que não passam por quaisquer canais de participação e controle social.”

Após a realização do segundo turno, o cenário que se consolidou nas cidades-sede – arriscando uma generalização – foi a vitória da oposição, o que indica, ao menos, que a dedicação dos atuais prefeitos para viabilizar os empreendimentos voltados à realização dos jogos da Copa do Mundo não foi suficiente para impulsionar os candidatos de situação. As exceções foram BH, Porto Alegre e Rio de Janeiro, cidades em que as gestões, talvez apesar da Copa do Mundo, estavam bem avaliadas. Além dos prefeitos reeleitos, apenas o prefeito de Curitiba, concorria à reeleição. Segue abaixo a lista das cidades-sede e de seus prefeitos eleitos.

1. BELO HORIZONTE Marcio Lacerda (PSB), reeleito no 1º turno.
2. BRASÍLIA No Distrito Federal não há municípios, prefeitos nem, por consequência, eleições municipais.
3. CUIABÁ Mauro Mendes (PSB), jeito de situação, discurso de muito antes pelo contrário.
4. CURITIBA Gustavo Fruet (PDT), oposição ao atual prefeito.
5. FORTALEZA Roberto Cláudio (PSB), elegeu-se com discurso de oposição.
6. MANAUS Arthur Virgílio (PSDB), oposição ao atual prefeito.
7. NATAL Carlos Eduardo (PDT), oposição a atual prefeita.
8. PORTO ALEGRE José Fortunati (PDT), reeleito no 1º turno.
9. RECIFE Geraldo Julio (PSB), elegeu-se com discurso de oposição, no 1º turno.
10. RIO DE JANEIRO Eduardo Paes (PMDB), reeleito no 1º turno.
11. SALVADOR ACM Neto (DEM), oposição ao atual prefeito.
12. SÃO PAULO Fernando Haddad (PT), oposição ao atual prefeito.

Anúncios
Esse post foi publicado em Copa do Mundo, Direito à Cidade, política urbana. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s