Sem-teto ocupam 11 prédios da capital paulista

(via Sul21)

Da Agência Brasil

Onze prédios abandonados foram ocupados na madrugada desta segunda-feira (29) por moradores sem-teto da capital paulista. De acordo com a Frente de Luta por Moradia (FLM), o objetivo é pressionar o Poder Público a desapropriar esses locais para fins de moradia popular, especialmente na região central. “Não ocupamos prédios que estejam sendo usados. As famílias não podem esperar, por isso, estamos aqui”, justificou Carmem da Silva Ferreira, da coordenação do movimento.

Carmem informou ainda que não há previsão de reunião com prefeitura ou governo do estado para tratar da questão. “Vamos nos reunir e avaliar os próximos passos desse ato, mas não devemos desocupar por enquanto. As famílias que estão aqui não tem para onde ir”, disse.

A maior parte dos prédios ocupados fica na região central de São Paulo: Alameda Cleveland; ruas Helvétia, Quintino Bocaiuva, José Bonifácio e das Palmeiras, além das avenidas Ipiranga, São João e Prestes Maia. Foram ocupados mais dois prédios, um no bairro Nova Cachoeirinha, na zona norte, e outro na Estrada de Itapecerica, zona sul.

——————————

Comentário. A vitória eleitoral de Fernando Haddad (PT) em São Paulo, dentre seus muitos significados, representa uma vitória política dos grupos populares que se opõem ao projeto urbano em curso, caracterizado pela desfiguração do plano diretor da cidade, pela conversão do patrimônio histórico e cultural em ativo financeiro, pelos incêndios nas favelas e pelo higienismo social.

As ocupações que ocorreram devem ser compreendidas como ato de comemoração pela vitória sobre o projeto autoritário e de alerta para as urgências que envolvem a moradia e os direitos humanos na cidade de São Paulo.

Anúncios
Esse post foi publicado em A questão é fundiária!, Direito à Moradia, Segregação urbana. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s