Exposição fotográfica e percursos urbanos mostram a luta das comunidades contra a remoção

Exposição fotográfica e percursos urbanos mostram a luta das comunidades contra a remoção

As diversas atividades de trabalho, a roda de conversa entre vizinhos, a capela que simboliza a resistência, os rostos de quem há anos vive às margens dos trilhos que cortam a região leste de Fortaleza. Essas e outras imagens que mostram o cenário da Trilha do Senhor, uma das possíveis atingidas pelas remoções de moradias que poderão ser ocasionadas pela construção Veículo Leve sob Trilhos (VLT), obra prevista para a Copa de 1014, em Fortaleza, e também a resistência que tem sido vivenciada historicamente, foram registradas pelos moradores das comunidades da trilha e serão apresentadas nesta sexta-feira, 11, às 19h, em frente à Capela Nossa Senhora das Graças (Rua Marechal Rondo, 313).

A exposição objetiva registrar e dar visibilidade à memória e às lutas das comunidades ameaçadas de remoção. A atividade é fruto do projeto De olho na cidade – educomunicação para o fortalecimento da luta em defesa do direito à terra urbana, proposto pelo Comitê Popular da Copa, em parceria com o coletivo OlhoMágico, com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Com esse projeto, há dois meses, núcleos de produção audiovisual foram criados nas comunidades Aldacir Barbosa, Trilha do Senhor e Barroso, através dos quais aulas e outras atividades estão sendo desenvolvidas. A ideia é que, com isso, o audiovisual seja apropriado e utilizado como ferramenta de fiscalização, denúncia e resistência pelos próprios moradores.

Passeio de ônibus para conhecer as comunidades atingidas

Já no sábado, a ameaça de remoção devido às obras da Copa do Mundo de 2014 será discutida em visitas às comunidades atingidas. Interessados em conhecer a problemática que afeta milhares de famílias de Fortaleza poderão participar do Percursos Urbanos, do BNB, que passará pela Trilha do Senhor, Barroso e Vila União. Seremos recebidos e conduzidos pelos moradores que estão em luta contra as remoções, tomando conhecimento de seus pontos de vista, problemas e das soluções que apresentam como alternativas. Para esta tarde, a proposta é que, acompanhados pelos participantes do projeto De Olho na Cidade, seja realizada uma foto-reportagem, por isso sugerimos que sejam levadas câmeras digitais, celulares com câmeras ou outros instrumentos. A saída para este percurso será pontualmente às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, no Centro.

SERVIÇO:

Exposição "Daqui não saio, daqui ninguém me tira"

DIA: 11/11

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Capela Nossa Senhora das Graças (Rua Marechal Rondo, 313, próximo à Avenida Padre Antônio Tomás).

Mais informações: Thiago Rodrigues – 8659.7170

Percursos Urbanos – De Olho na Copa

DIA: 12/11

HORÁRIO: das 15h às 18h30

SAÍDA: Centro Cultural Banco do Nordeste, no Centro.

Mais informações: Roger Pires – 8775.7081

Confira alguns vídeos do OlhoMágico, de Olho na Cidade:

https://www.facebook.com/pages/OlhoM%C3%A1gico/174578829294123?sk=wall

http://www.youtube.com/oficinasolhomagico#p/u/1/XyzU4byxQqg

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s