Até Copa do Mundo vira justificativa para uso de APP no Novo Código Florestal

SÃO PAULO – O senador Luiz Henrique da Silveira PMDB-(SC) apresentou na quarta-feira (31) seu relatório à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa de defendeu que, se necessário, a lei deve autorizar o uso de áreas de proteção permanente (APP) nas obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

O projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/11) aprovado na Câmara em maio já permitia o uso de APPs em caso de utilidade pública, mas não havia menção aos eventos esportivos.

Silveira alterou o artigo 3º do projeto e incluiu a permissão a “obras de infra-estrutura destinadas aos serviços públicos de transporte, saneamento, energia, mineração, telecomunicações, radiodifusão e estádios e demais instalações necessárias à realização de competições esportivas municipais, estaduais, nacionais ou internacionais”.

“Eu não preciso explicar por que acrescentei isso. Estamos às vésperas de uma Copa do Mundo e de uma Olimpíada, e é preciso que haja clareza quanto à utilidade pública das obras que vão ser feitas para sediar esses eventos”, disse o ex-governador de Santa Catarina.

Como já relatado por Carta Maior, o senador também acentuou no projeto sua visão de que cabe à União apenas a definição de normas gerais, deixando aos Estados a definição de normas específicas. Ambientalistas acreditam que essa proposta pode incentivar uma “guerra ambiental” entre os Estados, nos moldes da “guerra fiscal”.

O presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse durante a reunião que a inclusão dessas mudanças pode esquentar o debate sobre o assunto na comissão. Segundo a agenda oficial, o relatório de Silveira deve ser votado na reunião da CCJ do próximo dia 14 de setembro, mas pode haver adiamento.

Além da CCJ, Silveira acumula a relatoria do projeto do Novo Código Florestal nas comissões de Agricultura e de Ciência e Tecnologia. Na Comissão de Meio Ambiente, o relator é o senador Jorge Viana (PT-AC). Nessas três outras comissões, os relatórios dos senadores ainda não foram apresentados.

viaCarta Maior – Meio Ambiente – Até Copa do Mundo vira justificativa para uso de APP no Novo Código Florestal.

Anúncios
Esse post foi publicado em Copa do Mundo, Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s