Raquel Rolnik em Porto Alegre

http://saudosamalocamalocaquerida.blogspot.com/2011/08/relatora-da-onu-visita-comunidades.html

RELATORA DA ONU VISITA COMUNIDADES ATINGIDAS PELAS OBRAS DA COPA 2014 EM PORTO ALEGRE

A relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik, virá a Porto Alegre nos próximos dias 18 e 19 de Agosto. Rolnik vem à convite do Comitê Popular da Copa para visitar comunidades atingidas pelas obras da Copa do Mundo de 2014 na Capital, a fim de averiguar casos de desrespeito aos direitos humanos e de moradia adequada destas populações. A relatora também irá visitar autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para conversar sobre os impactos do evento na cidade e participará de um seminário sobre o tema na Câmara de Vereadores (veja abaixo a agenda completa da visita).

Raquel Rolnik tem acompanhado os impactos das obras da Copa nas cidades-sede no Brasil e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A relatora também visitou outros países que receberam os megaeventos, como a África do Sul, onde ocorreu a última Copa do Mundo. Em todos estes lugares, tem sido comum o desrespeito à moradia e aos direitos básicos da população, denúncias de exploração e de más condições de trabalho dos operários nas obras dos eventos e de superfaturamento, bem como a falta de fiscalização por parte do poder público.

Convidamos os colegas a acompanharem a visita da relatora a Porto Alegre. No dia 18, às 17h30min, Raquel Rolnik concederá uma entrevista coletiva no prédio Utopia e Luta (Avenida Borges de Medeiros, 719 – entrada subindo pela escadaria da Borges, centro de Porto Alegre) em que irá falar sobre suas impressões da visita à Capital gaúcha.

Quem é Raquel Rolnik

Urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada. Tem-se destacado nas denúncias e críticas aos impactos das obras da Copa do Mundo, principalmente em comunidades pobres das cidades-sede e nos caixas públicos.

AGENDA DA VISITA DE RAQUEL ROLNIK A PORTO ALEGRE (RS)

Dia 18/08 – quinta-feira

9h às 12h – Visita às comunidades do reassentamento da Vila Dique (Av. Bernardino Silveira Amorim, 1915) e das famílias que ainda estão na antiga Vila Dique (ao lado do Aeroporto Salgado Filho)

13h – Almoço na Ocupação 20 de Novembro (Av. Padre Cacique, 1345 – ao lado do Estádio Beira-Rio)

14h30min – Visita às comunidades dos bairros Cristal, Tronco e Divisa, atingidas pela duplicação da Avenida Tronco, bem como às comunidades do arroio cavalhada atingidas pelo PISA (Projeto Integrado Sócio Ambinetal)
16h – Audiência com o Prefeito José Fortunati (não confirmado)

17h – Visita à comunidade Utopia e Luta (Avenida Borges de Medeiros, 719 – entrada subindo pela escadaria da Borges, centro de Porto Alegre)

17h30min – Coletiva de Imprensa no Quilombo das Artes, que fica na comunidade Utopia e Luta

18h30min – Seminário da Comissão de Urbanização Transporte e Habitação (CUTHAB) e Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Publica (CEDECONDH) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Dia 19/08 – sexta-feira

Manhã – Audiências com os poderes Executivo e Judiciário do estado

13h – Visita às comunidades do Morro Santa Teresa

14h – Retorno à São Paulo

OBS.: Agenda sujeita a alterações conforme agenda das autoridades.

Jornalista responsável: Katia Marko (DRT/RS 7969) – Fone: (51) 8191 7903

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s